Rádio Tupancy 87,5 FM

5136873240

Coronavírus

Distribuição de novas remessas de vacinas será concluída nesta quinta no RS

Para o Litoral Norte será disponibilizada 8,7 mil doses

Distribuição de novas remessas de vacinas será concluída nesta quinta no RS
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / CP
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As 219,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao Rio Grande do Sul nessa quarta reforçam os estoques das centrais regionais até o início da tarde desta quinta-feira. Assim como aconteceu nos cinco processos de distribuição anteriores, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai enviar os imunizantes ao interior gaúcho com o auxílio de um avião da Brigada Militar (BM) e um helicóptero da Polícia Civil (PC/RS).

Apenas cinco regiões do Estado e a prefeitura de Porto Alegre terão de enviar veículos próprios para buscar a carga na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Os representantes destas localidades poderão comparecer ao local a partir das 11h. A Capital tem direito a 35 mil doses, sendo 13,6 mil de CoronaVac e 24,4 mil de Oxford/AstraZeneca.

Já a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que corresponde à Região Metropolitana de Porto Alegre, retira 49,4 mil ampolas. A 13ª CRS, com sede em Santa Cruz do Sul, tem direito a 6,2 mil; enquanto isso, a 16ª CRS, de Lajeado, contará com 7,5 mil vacinas. 4,4 mil estão reservadas para a 8ª CRS, localizada em Cachoeira do Sul, e 8,7 mil são disponibilizadas à 18ª CRS, de Osório.

 

Avião pousa em cinco cidades; helicóptero desce em duas

A logística aérea é a responsável pela distribuição das vacinas a todas as outras centrais. Um avião da BM sai de Porto Alegre, carregado com as doses correspondentes a dez regionais, às 10h30min. A previsão é de que o primeiro pouso aconteça às 11h15min, em Erechim, onde são deixadas doses para a 11ª CRS (5,3 mil) e 6ª CRS (12,7 mil). Em seguida, vai a Palmeira das Missões com a carga da 15ª CRS (2,8 mil) e 2ª CRS (4,9 mil).

Previsto para as 12h15min, o terceiro pouso acontece em Santo Ângelo, que recebe o contingente da 9ª CRS (2,6 mil), 12ª CRS (5,8 mil), 14ª CRS (4,8 mil) e 17ª CRS (5 mil). Às 13h25min, em Bagé, o avião deixa imunizantes para abastecer o estoque da 7ª CRS (3,4 mil). O último ponto do itinerário é Pelotas, que recebe a carga da 3ª CRS (18,5 mil) às 14h.

Já o helicóptero da PC/RS tem duas paradas agendadas – sendo que a primeira, em Caxias do Sul, está marcada para as 11h. Sede da 5ª CRS, a cidade recebe mais de 20 mil vacinas. Logo depois, a aeronave parte para Santa Maria, onde pousa às 11h45 com as doses da 4ª CRS (13,1 mil) e 10ª CRS (8 mil).

 

Idosos serão priorizados na aplicação da nova remessa

O Governo do Estado determinou que a carga de 135 mil vacinas Oxford/AstraZeneca seja aplicada, prioritariamente, em idosos com mais de 80 anos. Os imunizantes foram fabricados no Instituto Serum, da Índia, e chegaram ao Brasil na terça-feira. Já a remessa de 84,2 mil ampolas do Instituto Butantan, na fórmula CoronaVac, deve ser usada para que os primeiros imunizados recebam a segunda dose.

FONTE/CRÉDITOS: Correio do Povo
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )