Rádio Tupancy 87,5 FM

5136873240

Educação

Escolas da rede estadual retomam aulas presenciais nesta segunda-feira; saiba como será o retorno

Atividades em algumas instituições privadas também voltarão amanhã

Escolas da rede estadual retomam aulas presenciais nesta segunda-feira; saiba como será o retorno
Felix Zucco / Agencia RBS
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Está programada para segunda-feira (3), conforme o calendário de retomada das aulas presenciais na rede estadual, a volta das crianças da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental às atividades em sala de aula, planejamento confirmado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) na tarde deste domingo (2). A pasta não soube precisar quantas instituições abrem suas portas aos alunos amanhã, mas divulgará levantamento ao longo do dia. 


— Os pequenos merecem ser recebidos de uma forma ainda mais especial, pois vão passar por um período de adaptação. Para muitos, será o primeiro encontro presencial com a escola e  com os professores, e nós estamos na expectativa de conhecê-los ao vivo. Será uma volta responsável, em que vamos priorizar a nossa saúde o aprendizado dos alunos — afirma a diretora Susana Silva De Souza. 

Em bandeira vermelha, o retorno do estudo presencial não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto, garantindo que o aluno tenha acesso ao conteúdo por meio digital ou retirando material impresso na escola. Na  Escola Estadual de Ensino Fundamental América, no bairro Jardim Ingá, na Capital, as aulas não serão retomadas presencialmente nesta segunda. 

— Amanhã estaremos recebendo os pais dos alunos que gostariam de retornar ao ensino presencial. A maioria dos pais prefere aula online, acredito que por medo do coronavírus. Fizemos um levantamento e, para se ter uma ideia, dos 75 alunos de 1º ano que temos, só sei de um pai que quer que o filho volte à escola. Estamos fazendo primeiro um levantamento para ver se é possível iniciar na próxima semana — afirma a diretora Jacqueline Machado.

O governo do Estado publicou, na semana passada, decreto que alterou o modelo de distanciamento controlado e colocou todo o Rio Grande do Sul sob bandeira vermelha, autorizando o retorno das aulas presenciais. 

As instituições estaduais seguirão o seguinte cronograma: depois da Educação Infantil e do 1º e 2º anos, será a vez da retomada presencial para as turmas de  3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, na quarta-feira (5). No dia 7 de maio, sexta-feira, a retomada das atividades em sala de aula é para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Ficou para a semana que vem o retorno do Ensino Médio: 1º ano volta no dia 10, e turmas do 2º e 3º anos no dia 12. Ensino Técnico e Curso normal voltam no dia 13. Escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais reabrem no dia 5.

Rede municipal de Porto Alegre 

Conforme o cronograma para a volta às aulas na rede municipal de Porto Alegre, divulgado pela prefeitura, a retomada está ocorrendo para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental desde a semana passada. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informa que, de um total de 307 escolas municipais, 111 reabriram na quinta ou na sexta-feira da última semana, e a expectativa é de que um número ainda maior de instituições retomem as atividades presenciais amanhã. 

O próximo grupo a voltar para a sala de aula, no dia 10 de maio, será o de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, composto por cerca de 13 mil estudantes. Uma semana depois, em 17 de maio, retomam atividades presenciais os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já em 24 de maio, voltam estudantes do Ensino Médio, do Ensino Técnico e do Ensino Normal. São 839 estudantes nestes grupos. No mesmo dia, voltam às retomam aulas presenciais os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de 5 mil estudantes. O cronograma se completa em 31 de maio, com a volta da Educação Especial.

 

Instituições privadas

No dia que marca o retorno da rede estadual às atividades presencias, uma nova leva de escolas privadas também vai reativar suas salas de aula no Estado. Um levantamento do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), com 169 instituições de ensino privadas no RS, observou que 19% reabriram na quarta-feira (28). A maioria das instituições, 63%, retornou na quinta-feira. Para esta segunda (3), a previsão é de que mais 10% voltem às atividades presenciais, e demais instituições consultadas planejam retorno até o dia 10 de maio. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Leticia Paludo / GauchaZH
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )