Rádio Tupancy 87,5 FM

5136873240

Arroio do Sal

Município de Arroio do Sal disponibiliza transporte para voluntários doarem sangue

Município de Arroio do Sal disponibiliza transporte para voluntários doarem sangue na Unidade de Coleta e Transfusão de Tramandaí

Município de Arroio do Sal disponibiliza transporte para voluntários doarem sangue
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e ajudar pacientes com doenças crônicas, além de casos de cirurgias de grande porte e acidentes graves.

Como forma de incentivar a doação de sangue, o Município de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizará veículo para transportar voluntários que desejem doar sangue até a Unidade de Coleta de Sangue e Transfusão do Hospital Tramandaí, no dia 02 de julho, sábado, com saída do Pronto Atendimento 24h, às 8h da manhã.

A Unidade de Coleta de Sangue e Transfusão do Hospital Tramandaí (HT) foi inaugurada no Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14/06, passando a atender toda a região do Litoral Norte. Desde então, a unidade que realizava coletas apenas para pacientes do Hospital Tramandaí, passa a ter uma atuação regional, atendendo todos os hospitais e pronto atendimentos do Litoral Norte.

De acordo com o secretário da Secretaria Municipal da Saúde, Diego Feldmann, a expectativa de aumentar a coleta de sangue é maior com a nova Unidade de coleta em Tramandaí. Dessa forma, o Município intensifica o incentivo para a doação. Por isso, o Município disponibiliza transporte gratuito de Arroio do Sal até a Unidade em Tramandaí.

Diego ressalta que para ter direito ao transporte é necessário ir até as unidades de saúde de Arroio do Sal, os ESFs, e manifestar interesse em ser doador de sangue, solicitando o transporte agendado para o dia 02/07.

 

O que precisa para ser doador de sangue:
Apresentar documento com foto e válido em todo território nacional, que contenha o número do RG;

Ter boa saúde;

Ter entre 18 e 69 anos, sendo que a idade limite para a primeira doação é de 60 anos. Pessoas com 16 e 17 anos podem doar sangue com autorização do responsável no momento da coleta (cadastro na primeira doação);

Ter peso igual ou superior a 50kg;

Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;

Estar bem alimentado e não ingerir alimentos gordurosos o dia da doação;

Os homens devem fazer intervalo de dois meses desde a última doação, com frequência máxima de quatro doações anuais;

As mulheres devem fazer intervalo de três meses desde a última doação, com frequência máxima de três doações anuais;

Tratamentos médicos e uso de medicamentos serão avaliados na triagem.

 

 

Impedimentos negativos:
Hepatite após os 11 anos de idade;

Uso de drogas ilícitas injetáveis;

Doença de Chagas;

Asma crônica;

Hipertireoidismo;

Câncer, doenças cardiovasculares graves, diabetes tipo 1 e 2 (insulinodependente).

 

Para mais informações sobre a iniciativa, contate os ESFs: ESF Centro no (51) 3687-3542, ESF Rodinha no (51) 3687-3548, ESF Atlântico no (51) 3687-3549, ESF Bom Jesus no (51) 3687-3547, ESF Figueirinha no (51) 3687-3546.

FONTE/CRÉDITOS: Rádio Tupancy
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )