Rádio Tupancy 87,5 FM

5136873240

Saúde

Oitava remessa de vacinas chega aos municípios gaúchos ainda nesta quarta-feira

Lote com 187,8 mil doses da CoronaVac desembarcou em solo gaúcho na noite de terça-feira

Oitava remessa de vacinas chega aos municípios gaúchos ainda nesta quarta-feira
Imunizante, fabricado pelo Instituto Butantan, será usado na continuidade da campanha para profissionais da saúde e idosos. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribui, nesta quarta-feira (10), as 187,8 mil doses de CoronaVac que recebeu do Ministério da Saúde ontem. O plano logístico, que mais uma vez inclui o embarque da carga em aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil, foi alterado em relação ao que ocorreu nas sete remessas anteriores para antecipar a chegada das doses nos municípios da Grande Porto Alegre.

Desta vez, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, retiram o lote diretamente na sede da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) as prefeituras de Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão. O transporte será feito a partir das 14h, sob a utilização de veículos.

O restante das doses pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que representa as cidades próximas a Porto Alegre, será entregue em um carro da própria Ceadi. Já as regionais habituadas a enviar automóveis para a retirada dos imunizantes junto à Central tiveram o plano mantido: Cachoeira do Sul (8ª CRS), Santa Cruz do Sul (13ª CRS), Lajeado (16ª CRS) e Osório (18ª CRS).

Logística aérea é executada durante a manhã

Enquanto isso, o helicóptero da Polícia Civil e o avião da Brigada Militar decolaram, em Porto Alegre, às 9h30min. A primeira aeronave tem dois pousos previstos: o primeiro acontece às 10h, em Caxias do Sul, para o desembarque das vacinas pertencentes à 5ª CRS. O segundo está previsto para as 10h45min, em Santa Maria, que recebe as cargas da 4ª e 10ª CRS.

Já a equipe da BM desce em cinco localidades. Os lotes da 11ª e 6ª CRS serão deixados em Erechim, por volta das 10h15min. Em seguida, a aeronave se dirige a Palmeira das Missões, onde pousa às 10h55min com as doses da 15ª e 2ª CRS. A terceira parada acontece em Santo Ângelo, às 11h35min, para o desembarque das cargas da 9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS.

Bagé recebe o avião às 12h45 para a retirada do contingente destinado à 7ª CRS. Por fim, a equipe chega em Pelotas às 13h35min para o desembarque das últimas vacinas na remessa, pertencentes à 3ª CRS.

Lote será utilizado na aplicação da primeira dose

As 187,8 mil vacinas recebidas pelo Rio Grande do Sul na oitava remessa de imunizantes contra a Covid-19 serão utilizadas, integralmente, para a aplicação da primeira dose em profissionais da saúde e idosos. Até agora, o Estado teve acesso a 1.286.200 ampolas das fórmulas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca. Ao todo, 558,1 mil pessoas receberam a primeira dose em solo gaúcho, enquanto 143,9 mil tiveram acesso às duas doses.

De acordo com dados da SES, quatro municípios gaúchos tinham esgotado o estoque de imunizantes antes do envio da remessa atual. Destes, Candelária aplicou o maior número de vacinas: 1779. Na sequência, aparecem as cidades de Braga (288), Ivorá (254) e Barra (194). Em Porto Alegre, cerca de 68% das 245,5 mil vacinas recebidas até o início desta quarta-feira já haviam sido distribuídas à população.

FONTE/CRÉDITOS: Aristoteles Junior/Rádio Guaíba
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )