Prefeitura de Arroio do Sal implementa novo espaço para combate ao mosquito da dengue
03/04/2024 13:43 em Arroio do Sal

Na quinta-feira(28), foi realizada uma visita no laboratório entomologia de Arroio do Sal, destinado à identificação do vetor responsável por transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya. 

O laboratório, situado nas dependências da Secretaria de Saúde, teve uma de suas salas reformada para abrigar equipamentos essenciais, com destaque para um microscópio. É neste espaço que ocorre a minuciosa análise das amostras, fundamental para identificar a presença do mosquito transmissor.

 Para garantir a eficácia desse novo empreendimento, a administração municipal tomou medidas decisivas. Um profissional altamente qualificado, Emilio Schaly, foi designado para receber treinamento especializado. Hoje, Emilio é responsável por conduzir as análises laboratoriais, desempenhando um papel crucial na identificação precoce de possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

 Além do investimento no laboratório, a Secretaria de Saúde de Arroio do Sal adquiriu um drone, uma ferramenta moderna e eficiente para mapear áreas com potenciais riscos de infestação pelo mosquito. Após a identificação desses locais, equipes são direcionadas para realizarem novas vistorias e eliminar ou tratar qualquer criadouro para proliferação de vetores da doença dengue, zika ou chikungunya, enquanto orientam os moradores sobre medidas preventivas.

 Após a coleta das amostras, Emilio as submete a análises detalhadas no microscópio, buscando identificar qual espécie de mosquito trata-se a amostra, quando confirmado que é uma amostra positiva para Aedes, equipes retornam às áreas mapeadas para orientar os moradores sobre a necessidade de eliminar possíveis criadouros, realizando uma ação efetiva de controle e prevenção.

 Essa iniciativa da prefeitura de Arroio do Sal representa um avanço significativo na proteção da saúde pública, demonstrando o compromisso da gestão municipal em combater doenças transmitidas por vetores. Com um laboratório dedicado, equipamentos de ponta e uma equipe técnica qualificada, a cidade está mais preparada do que nunca para enfrentar os desafios relacionados à proliferação do Aedes aegypti e suas consequências para a comunidade.

 

Fonte: ASCOM PMAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!