MENU
Banco Vermelho será inaugurado em Arroio do Sal incentivando denúncias contra o feminicídio
Por Redação Tupancy
Publicado em 13/08/2025 09:05
Arroio do Sal
Foto: Divulgação / ASCOM PMAS

A Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Mulher, inaugura nesta sexta-feira (16), o "Banco Vermelho", uma iniciativa de alcance internacional que simboliza a luta contra o feminicídio e a violência de gênero no município. O ato será realizado na Praça da Emancipação, às 15h,  com a presença de autoridades e da comunidade local.

O projeto desenvolvido pelo Stati Generali delle Donne (Estados Gerais das Mulheres, no Brasil), já foi adotado por muitos países e cidades brasileiras e, em Arroio do Sal, acompanhará a programação do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. Conforme a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Patrícia Moyano Nascimento, o banco inaugural trará informações para orientar as mulheres sobre como denunciar os casos de violência. A proposta da administração é instalar mais bancos em outros pontos da cidade.

"Após esta inauguração, a ideia é colocarmos novos bancos em outros espaços públicos, como praças, escolas e em frente ao CRAS, por exemplo. Infelizmente, tivemos duas tentativas de feminicídio registradas somente neste ano e incontáveis casos de violência doméstica, psicológica e patrimonial. Ter o banco com as informações nos locais públicos demonstra que Arroio do Sal tem políticas públicas para atender essas mulheres", explica Patrícia. A ação contará com a participação da coordenadora estadual do projeto, Denise Argemi, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Arroio do Sal (CONDIM).

Para a secretária de Cidadania, Gilseia de Oliveira, o Banco Vermelho é uma maneira de mostrar às mulheres de Arroio do Sal de que elas podem contar com os órgãos públicos e fiscalizadores. "O banco é um marco que expressa nossa posição enquanto gestão pública. Não toleramos a violência contra as mulheres e o combate da violência é uma de nossas prioridades. Este permanecerá sendo um símbolo de acolhimento e de alerta, lembrando a todas que não estão sozinhas. Convidamos toda a população para estar presente nesta inauguração tão representativa", diz a secretária. 

 

O que é projeto "Banco Vermelho"? 

O Banco Vermelho é a tradução para o projeto "Panchine Rosse", iniciativa criada na Itália em 2006 pelo movimento Stati Generali delle Donne. Essa é uma política pública simbólica com três funções principais: educativa, ao promover debates e reflexões sobre o feminicídio; protetiva, ao orientar e divulgar canais de denúncia; e memorial, como homenagem às vítimas. A cor vermelha simboliza o sangue derramado por mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ vítimas de violência.

Em muitos lugares, o banco costuma vir com frases e mensagens de reflexão sobre a temática. Atualmente, o projeto está presente em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Mongólia, Espanha, Áustria, Vietnã, Austrália e Argentina. No Brasil, a adesão começou em abril de 2024.

 

Canais de denúncia

Caso você sofra ou conheça alguma mulher que esteja enfrentando violência, procure ajuda: uma atitude pode salvar uma vida! A Prefeitura Municipal reforça os canais oficiais para denúncias de casos de ameaças e violência. Esses mesmos contatos também estarão gravados no Banco Vermelho. Confira: 

  • (51) 3687-3514 – Secretaria de Cidadania/Coordenadoria da Mulher
  • 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • 190 - Polícia Militar 
  • (51) 99572-9145 – Brigada Militar de Arroio do Sal 

 

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!