O Fluminense de Renato é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes. Em um grande duelo no Camping World Stadium, em Orlando, o time brasileiro fez 2 a 1 no Al-Hilal da Arábia Saudita e agora aguarda o vencedor do confronto da noite entre Palmeiras x Chelsea. Além da classificação, pingam mais R$ 115 milhões na conta. Martinelli, a três jogos de ser a cria de Xerém que mais vestiu a camisa tricolor do tricolor Laranjeiras e Hércules marcaram os gols de uma vitória recheada de emoção.
O primeiro tempo reforçou um dos traços que acompanhou as duas equipes na competição, pelo menos nos momentos em que mais foram exigidas: a entrega à marcação. Renato repetiu a ideia de usar três zagueiros, colocou três homens de combate no meio-campo e assim deu maior liberdade para Samuel Xavier e Fuentes chegarem ao ataque e se juntarem a Arias e Cano.
Após quase 40 minutos sem claras oportunidades para nenhum dos lados, o Flu abriu o placar. E com um golaço. Martinelli recebeu dentro da área e escolheu não abrir as pernas para que o passe chegasse a Bernal. Na fração de segundo em que dominou e bateu de canhota no ângulo do goleiro, o companheiro saiu do desespero ao êxtase comemorando ao ver a bola estufar a rede.
Logo em seguida, Nelson Rodrigues de onde quer que esteja, deve ter agido, pois o drama de poucos minutos durou uma eternidade para os tricolores que mal acreditavam no milagre da defesa de Fábio em cabeceio de Koulibaly. É que nos acréscimos o juiz apitou pênalti de Xavier em Marcus Guilherme. O VAR chamou, o árbitro reviu o lance, voltou atrás e os tricolores no estádio, no Rio de Janeiro e pelos céus vibraram como se fosse outro gol. Alívio até o intervalo.
A segunda etapa começou praticamente com o empate saudita. Após cobrança de escanteio, em raro descuido, Koulibaly subiu sozinho e fez o cabeceio onde estava Marcos Leonardo. O brasileiro dominou e fuzilou para o gol, 1 a 1.
A partir dali a partida voltou a ficar tensa e no pior momento, os cariocas pularam na frente de novo. Xavier brigou pela bola por cima e encontrou Hércules pela direita. O jovem volante, autor do 2 a 0 na Inter de Milão, fez o 2 a 1 agora contra o Al-Hilal explodindo o estádio de maioria brasileira.
"Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos", teria dito Nelson Rodrigues após o apito final.