Subiu para 36 o número de municípios do Rio Grande do Sul que registraram danos após fortes ventos e pela chuva associados ao ciclone extratropical que passou pelo Estado entre a sexta-feira e este sábado, 8.
O boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado na noite deste sábado, apresenta o balanço das ocorrências. No levantamento anterior, eram dez cidades com estragos.
Os transtornos incluem destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e rompimento de rede elétrica. O relatório ainda traz dados sobre acumulados de chuva, que ultrapassaram 100mm em diversos municípios, além de informações sobre rajadas de vento, com registros de 95km/h.
Municípios atingidos
Abaixo, veja a lista de municípios que reportaram danos à Defesa Civil.
Anta Gorda
Arroio do Sal
Arvorezinha
Barão
Barra do Ribeiro
Bom Retiro do Sul
Butiá
Cachoeirinha
Canoas
Cerro Grande do Sul
Charqueadas
Chuvisca
Cidreira
Eldorado do Sul
Erechim
Frederico Westphalen
Guaíba
Guarani das Missões
Marques de Souza
Osório
Palmares do Sul
Pinhal
Porto Alegre
Porto Mauá
Putinga
Relvado
Roca Sales
São Miguel das Missões
São Sebastião do Caí
Tapes
Torres
Tramandaí
Três Forquilhas
Três Passos
Viamão
Xangri-lá
Volumes de chuva
O boletim também inclui os volumes de chuva registrados nos municípios. Abaixo, veja os maiores acumulados, registrados nos últimos dois dias:
- Morrinhos do Sul – 201.6mm
- Ilópolis – 186.2mm
- Anta Gorda – 157mm
- Canguçu – 152.7
- Arvorezinha – 145.4mm
- Dois Lajeados – 145mm
- Maquiné – 136.4mm
As rajadas de vento chegaram aos 95km/h em Planalto e 86km/h em Canguçu. Outras cidades, como Passo Fundo, Tramandaí e Porto Alegre, também tiverem ventos com intensidade próxima aos 80km/h.