Chegou a 14 o número de municípios que reportaram danos à Defesa Civil após os fortes temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre segunda, 8, e terça-feira, 9.
O dado consta no boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado no final da tarde desta terça. No informe anterior, eram 12 municípios com registros de estragos. Os danos incluem destelhamentos, queda de árvores e alagamentos.
Acumulados de chuva superam os 120 mm
Também foram divulgados os maiores acumulados de chuva no estado. Nas últimas 12 horas, Camaquã registrou 127 mm, Cristal 125 mm e Barra do Ribeiro 115 mm.
Em Camaquã, moradores do Bairro Getúlio Vargas, próximo a BR-116 precisaram ser retirados de casa após a água invadir residências.
O boletim ainda inclui as rajadas de vento que atingiram cidades como Tramandaí (67 km/h) e Pelotas (66.7 km/h).
Cidades que reportaram danos:
1. Antônio Prado: informou danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores. (8/12 - 21h04)
2. Barão: informou falta de energia elétrica em todo município, além de fogo em uma residência (informações preliminares apontam curto após a reativação da energia). Família foi alojada em outra residência. (9/12 - 8h32)
3. Caxias do Sul: informou estragos em telhados de cinco residências, destelhamento de um galpão e alagamento em uma rua. (9/12 - 9h25)
4. Estrela: informou que o telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico. (8/12 – 21h43)
5. Farroupilha: informou danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores. (8/12 - 21h06)
6. Flores da Cunha: informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local. (8/12 - 22h05)
7. Garibaldi: informou estragos em duas residências, que foram atingidas por queda de árvores, postes caídos e galhos, que afetaram a rede elétrica deixando parte da cidade sem energia elétrica, além de arvores caídas nas rodovias. Foi reportado também um incêndio na entrada de energia de uma residência. (9/12 - 11h16)
8. Gentil: informou danos em telhados de cinco residências, três galpões e na Casa do Artesão, além de árvores caídas. Defesa Civil do município distribuiu lonas. (8/12 - 19h)
9. Lajeado: informou dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos. (8/12 - 20h08)
10. Nova Pádua: informou danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares. (8/12 - 22h05)
11. Pinto Bandeira: informou danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas. (8/12 - 21h01)
12. São Vendelino: informou queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade. (8/12 - 20h56)
13. Taquari: informou árvore caída em cima de uma residência. Árvore foi cortada para colocação de lona. (9/12 – 8h26)
14. Teutônia: informou danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares. (8/12 - 20h58)