Parte das guaritas de guarda-vidas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul terão atendimento às mulheres que forem importunadas na beira-mar, nesta temporada de veraneio. As guaritas que oferecerem o serviço terão cartazes indicando que ali é um local seguro para acolhimento de pessoas que passem por situações desconfortáveis na praia, e os salva-vidas irão acionar o 190.
Para preparar os envolvidos, será oferecido um curso virtual de capacitação, e uma reunião nesta quinta-feira, 18 de dezembro, definirá quantas guaritas participarão da ação. A previsão é de que os cartazes estejam instalados até o dia 25 de dezembro.
O objetivo principal da iniciativa é prevenir a violência, orientar o público e garantir uma resposta rápida, sem desviar o guarda-vidas de sua função principal, que é a segurança no mar. A iniciativa é liderada pela Secretaria da Mulher do Estado, com apoio da Secretaria da Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros. As guaritas selecionadas receberão adesivos visíveis ao público, indicando que ali é possível buscar ajuda e orientações sobre serviços de atendimento.