Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a CEEE Equatorial identificou, na última sexta-feira (16), um caso de furto de energia em um mercado no Centro de Torres, no Litoral Norte gaúcho.
A fiscalização foi motivada por suspeitas de fraude no consumo. No local, os técnicos da concessionária constataram que o medidor era antigo, estava sem lacre e apresentava avarias. A análise do histórico apontou que o comércio pagava apenas a taxa mínima de energia, um valor incompatível com a estrutura do local, que operava diversos equipamentos elétricos, incluindo uma câmara fria.
A proprietária do estabelecimento foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos e o caso foi registrado como estelionato.
Impacto na conta de luz
O furto de energia prejudica diretamente a população, encarecendo a tarifa dos consumidores regulares e reduzindo a arrecadação de impostos como o ICMS.
“Quem desvia energia faz com que todos paguem uma tarifa mais cara. No comércio, existe ainda a concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam dentro da regularidade”, alerta Sidney da Costa, Executivo de Perdas da CEEE Grupo Equatorial.
Como denunciar
Denúncias de irregularidades e furtos de cabos podem ser feitas de forma anônima:
Site: ceee.equatorialenergia.com.br > Menu “Acessar” > “Realizar Denúncia Anônima de Furto”
Telefone: 0800 213 2333.
Fonte: CEEE Equatorial