Com uma equipe alternativa, o Grêmio venceu o Guarany de Bagé por 2 a 0, no Estrela d'Alva, pela 4ª rodada do Gauchão, na noite desta quarta-feira. Os gols foram marcados por Carlos Vinícius e Edenilson. Agora, tudo é Gre-Nal. No domingo, às 20h, o Tricolor enfrenta o Inter, no Beira-Rio.
Com o resultado, os comandados de Luís Castro chegaram aos nove pontos e estão classificados para as quartas de final do Gauchão. Momentaneamente, e equipe assumiu a liderança do Grupo B.
Marcado para as 21h30min, o confronto no Estrela d'Alva atrasou cerca de 40 minutos, após queda da iluminação. De acordo com a CEEE Equatorial, a falta de energia no estádio foi ocasionada por um problema na subestação, que é propriedade do clube de Bagé.
Quando a bola rolou, o Grêmio, que optou por colocar uma equipe alternativa, encontrou muitas dificuldades na parte ofensiva. Com muito mais posse de bola, o Tricolor esbarrava na forte marcação dos donos da casa. As principais chegadas aconteciam pelo lado esquerdo, com José Enamorado. O colombiano buscava as jogadas individuais e conseguia vitórias pessoais contra os rivais.
Preocupado inicialmente em se defender, o Guarany saía mais para o jogos em lançamentos, principalmente para o centroavante Welder. O primeiro chute no gol foi de Tony Júnior, aos 22 minutos. O estreante Weverton fez firme defesa.
Três minutos mais tarde, o Tricolor chegou com perigo pela primeira vez. João Pedro aproveitou rebote dentro da área, passou pela marcação e chutou cruzado. No segundo poste, Enamorado não conseguiu completar para o gol. Aos 38, o atacante colombiano criou a melhor chance do jogo. Ele cruzou da esquerda e André Henrique, sozinho na pequena área, cabeceou no travessão. Na última chegada, após mais uma boa jogada pela esquerda, Willian finalizou muito mal de perna esquerda, e a bola foi por cima do gol.
A situação começou a mudar logo nos primeiros minutos do segundo tempo, o Grêmio ficou com um jogador a mais. O zagueiro Michel Bennech fez falta forte em Caio Paulista e recebeu o cartão vermelho do árbitro Rodrigo da Silva, que analisou o lance no VAR.
Insatisfeito com a fraca atuação do Tricolor, Luís Castro recorreu ao banco de reservas e optou pelas entradas de Carlos Vinícius, Gabriel Mec, Aravena e Jefinho para dar poder ofensivo à equipe. As mudanças não demoraram para surtir efeito.
Aos 28, Gabriel Mec cruzou da direita e Carlos Vinícius completou de cabeça no canto direito de Jonathan: 1 a 0. Foi o quarto gol do camisa 95 em quatro rodadas do Gauchão e a primeira assistência do garoto como profissional.
O Tricolor liquidou o confronto aos 36 minutos. Em jogada que envolveu Caio Paulista e Carlos Vinícius, a bola sobrou para Edenilson dentro da área. O camisa 8 girou e bateu com categoria no canto esquerdo: 2 a 0. Mais uma vitória dos comandados de Luís Castro e foco total no Gre-Nal 449.