A Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria da Fazenda, deu início ao processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. O orçamento anual é a principal ferramenta de planejamento financeiro do município, pois define onde e como serão aplicados os recursos públicos, garantindo que as prioridades da gestão se transformem em ações concretas.
A reunião de abertura foi realizada nesta segunda-feira (15) com a participação do secretário da Fazenda, Sérgio Bonfanti, do adjunto, Egon Sniedze, do contador Gustavo Frohlich, da técnica em contabilidade Jéssica Rodrigues de Medeiros e do assessor da Fazenda, André Luiz Lusa. A Secretaria da Fazenda, com sua equipe técnica e de contabilidade, será o núcleo responsável pela condução desse processo. Durante o encontro, foram definidos o escopo de trabalho, a divisão de funções e o cronograma de execução.
O Poder Executivo tem até 15 de novembro de 2025 para encaminhar o projeto ao Legislativo Municipal, onde será avaliado e votado. O trabalho será desenvolvido em etapas que seguem as diretrizes do Plano Plurianual (PPA). Até o início de outubro, a equipe deve concluir a preparação das planilhas, atualização das ferramentas de gestão e adequações técnicas com base no novo PPA.
Em seguida, serão realizadas reuniões com as secretarias municipais para alinhar prioridades, ações e políticas públicas, garantindo que as demandas de cada área sejam incorporadas ao planejamento orçamentário. Na etapa final, já em novembro, o Executivo consolidará os dados, promoverá uma audiência pública para assegurar transparência e participação social e, então, encaminhará a proposta à Câmara de Vereadores. Por conta das alterações do PPA, o secretário considera esse projeto um dos mais complexos desenvolvidos pela administração pública municipal.
A elaboração do orçamento é sempre um desafio transformador: auxilia a gestão a realizar as ações necessárias com eficiência, equilíbrio e responsabilidade. Um orçamento organizado pode servir como facilitador para o desenvolvimento de uma cidade. Este ano, o trabalho será ainda mais complexo por conta das mudanças introduzidas no novo PPA, mas estamos preparados para realizar uma grande entrega”, disse Bonfanti.