Depois, a administração municipal seguirá realizando as ações previstas no projeto de educação ambiental, incluindo atividades na rede municipal de ensino. O secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral, reforça que a educação socioambiental e a mobilização dos moradores serão determinantes para o sucesso do implemento.
“A coleta seletiva é um compromisso da administração com o futuro de Arroio do Sal. O programa segue as diretrizes solicitadas pelo prefeito de fazermos uma gestão responsável e eficiente, investindo em saneamento básico e no cuidado com o dinheiro público. Mas a coleta é um apenas instrumento, o cidadão é protagonista deste programa. Contamos com vocês! Faça sua parte com gestos simples”, disse.
Incentivo à economia circular
A iniciativa fortalece a cadeia do reaproveitamento no município. Além de reduzir a poluição ambiental, a Coleta Seletiva incentiva a economia circular no Litoral Norte e contribui para a geração de emprego e renda aos catadores de materiais recicláveis. De forma integrada à coleta seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente também implementará projetos com foco em reciclagem, inclusão social e capacitação.
Um deles é o CEMEAR, Centro Municipal de Educação Ambiental e Inclusão Social, estruturado a partir de ações voltadas à coleta seletiva, educação ambiental, inclusão social e cooperativismo, com estratégias de longo prazo que buscam transformar a realidade ambiental e social do município em articulação com outras secretarias.
Outra iniciativa é o projeto RECOMEÇAR, voltado à inclusão social de catadores autônomos de resíduos. A proposta tem como objetivo promover organização, capacitação e integração desses trabalhadores ao sistema municipal de coleta seletiva, ampliando oportunidades e garantindo mais dignidade e geração de renda.
Veja no cronograma o dia da Coleta Seletiva em seu bairro:

Fonte: ASCOM/PMAS