MENU
Prefeitura de Arroio do Sal reforça ações de preservação ambiental durante o veraneio
Operação integrada com a PATRAM vai intensificar a fiscalização em dunas e na vegetação costeira
Por Redação Tupancy
Publicado em 07/01/2026 11:11
Arroio do Sal
Foto: Divulgação / ASCOM PMAS

A prefeitura de Arroio do Sal irá ampliar as ações de proteção ao meio ambiente durante o período de veraneio em Arroio do Sal. O tema foi tratado em reunião realizada nesta terça-feira (6), quando o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, recebeu o tenente Guaraci Pinto da Silva, comandante da PATRAM (Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Torres), acompanhado do sargento Heming.

O encontro também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Adauri Cabral, e do assessor de Segurança Pública, coronel Gustavo Maciel. Na ocasião, foi acordada a realização de uma operação conjunta para reforçar a fiscalização de crimes ambientais, especialmente nas áreas de dunas e na vegetação litorânea do município.

As ações serão intensificadas nos próximos dias e incluem autuações por práticas irregulares, como acampamentos clandestinos, tráfego de veículos e invasões na faixa de areia. Conforme a Lei Federal nº 9.605, as medidas podem resultar na retirada de pessoas e no recolhimento de automóveis por meio de guincho.

 

Planejamento e antecipação de demandas

Atualmente, a PATRAM de Torres atende sete municípios do Litoral Norte, com um efetivo de 12 policiais. Antecipando o aumento das demandas ambientais e de segurança pública com a futura instalação dos portos Meridional e Litoral Norte, além de novos empreendimentos previstos para a região, o prefeito apresentou as ações que vêm sendo adotadas pela gestão municipal ao longo de 2025.

Com a implantação dos portos, a expectativa é de que o efetivo da patrulha ambiental seja ampliado gradualmente, fortalecendo a capacidade de fiscalização e preservação ambiental.

“A atuação da PATRAM é fundamental para garantir que o desenvolvimento de Arroio do Sal aconteça de forma equilibrada, respeitando o meio ambiente. Nosso trabalho conjunto busca coibir crimes ambientais e fortalecer a preservação das dunas, inclusive com alternativas como o plantio de margaridas para auxiliar na sua fixação, prática já adotada em outros municípios do litoral”, afirmou Luciano Pinto.

 

PATRAM passa a integrar o COMCA

Durante a reunião, o comandante Guaraci solicitou a inclusão da PATRAM no COMCA (Conselho Municipal de Combate Ambiental de Arroio do Sal). O secretário Adauri Cabral confirmou que a patrulha passará a integrar o conselho, destacando a importância técnica e operacional do órgão.

“A PATRAM possui experiência e conhecimento que contribuem diretamente para as decisões do conselho e para o desenvolvimento sustentável do município”, ressaltou.

 

Em sua primeira visita oficial ao gabinete do prefeito, o tenente Guaraci colocou o efetivo da patrulha ambiental à disposição da administração municipal. “Preservação ambiental e progresso precisam caminhar juntos. A PATRAM estará presente para reforçar as fiscalizações durante a temporada e atender outras demandas que possam surgir”, concluiu.

 

Fonte: ASCOM /PMAS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!